quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Saúde Mental: Quais os Efeitos das Drogas?

Pesquisas mostram que mais da metade das pessoas com um problema ligado ao consumo de álcool ou drogas têm também problemas de saúde mental ao longo de suas vidas, principalmente ansiedade ou depressão.

Um outro dado interessante é que, entre as pessoas que sofrem de problemas mentais, de 15 a 20% também têm problemas de dependência química.

Além disso, mais de 50% das pessoas que receberam um diagnóstico de ansiedade generalizada, têm também um problema de dependência.

E sem falar que pessoas com problemas mentais são mais vulneráveis, o que as leva a recorrer às drogas ou álcool para aliviar seu sofrimento.

Para você entender melhor como as drogas afetam a saúde psíquica de uma pessoa, vamos explicar mais detalhadamente porque isso acontece!

Saúde mental e dependência

Em primeiro lugar, o que se sabe é que saúde mental e dependência estão muito ligadas.

Seja pelo fato de pessoas com problemas mentais serem mais suscetíveis de usar drogas ou álcool, seja por dependentes apresentarem mais chance de ter um problema mental.

Na verdade, cada indivíduo é único e cada situação vivida resulta de uma interação entre os fatores genéticos e biológicos, sua própria personalidade e o ambiente onde vive.

E é exatamente isso que faz com que alguns tenham maior predisposição que outros.

Pessoas que se sentem muito ansiosas ou depressivas, com dificuldade para se concentrar ou problemas de sono, por exemplo, deveriam evitar ao máximo o consumo de álcool.

Na verdade, o álcool pode fragilizar ainda mais pessoas geneticamente vulneráveis à problemas mentais.

Por isso, é necessário um olhar muito atento, e buscar ajuda de um profissional capacitado para tratamento de alcoolismo pode ser uma ótima ideia.

Quais os efeitos das drogas na saúde mental?

Quando falamos dos efeitos das drogas na saúde mental, isso vai depender do tipo da droga, além do usuário e seu comportamento, sua sensibilidade, seu estado físico e psíquico.

A curto ou médio prazo, podem ir de ansiedade, nervosismo, instabilidade de humor à estados depressivos ou o surgimento de fobias.

As capacidades de concentração diminuem e a memória é afetada.

Já a longo prazo, os riscos estão relacionados à depressão ou distúrbios mentais mais graves.

Geralmente, associamos esses efeitos às drogas mais pesadas, como cocaína ou heroína, no entanto, o consumo regular de maconha pode também desencadear esses problemas.

De fato, a ligação entre o consumo de drogas e problemas mentais é sempre difícil de analisar, uma vez que um pode ser a origem do outro.

Por essa razão que, quando um paciente chega em uma clínica de recuperação, ele é avaliado por uma equipe multidisciplinar, para tratar não apenas a saúde física, mas também questões mentais.

Quando buscar ajuda?

Em caso de constatada uma dependência, é muito importante tratar, e apenas um profissional experiente é capaz de definir o protocolo mais adequado.

Por exemplo, um tratamento para alcoolismo é elaborado levando em consideração todos os aspectos do paciente, bem como o tempo de consumo, seus hábitos…

O principal objetivo de qualquer tratamento é promover não apenas a saúde física, mas que a saúde mental seja o menos impactada possível.

Dessa forma, a pessoa pode retornar às suas atividades e ao convívio social muito mais seguro e forte!

O post Saúde Mental: Quais os Efeitos das Drogas? apareceu primeiro em Clínica de Recuperação Vida Serena Premier.



source https://vidaserenapremier.com.br/saude-mental-quais-os-efeitos-das-drogas/

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Quais as Consequências das Drogas Para a Saúde?

Milhares de pessoas consomem drogas frequentemente em razão do bem-estar imediato, mas isso não significa que não existam consequências das drogas para a saúde, muito pelo contrário!

Dependência, diminuição do apetite, perda de memória, depressão, câncer, os efeitos das drogas no organismo são inúmeros, particularmente nos jovens.

E isso explica cada vez mais familiares buscando tratamento para dependência química, de forma a proteger seus filhos de maiores problemas, até a morte.

Se você faz uso de drogas ou conhece alguém, é muito importante conhecer quais as consequências para a saúde, tanto física quanto psíquica!

Quais as consequências das drogas para a saúde?

Em primeiro lugar, saiba que as drogas são substâncias psicoativas, que significa que elas modificam a atividade mental, as sensações, o comportamento, e provocam efeitos somáticos.

As consequências das drogas variam de acordo com o tipo de droga, a quantidade consumida, a regularidade e a própria pessoa, onde algumas são mais tolerantes que outras.

Para você entender melhor, vamos separar esses efeitos pelos tipos de drogas mais usadas:

1.Álcool

O álcool é um depressor, isto é, uma substância que age sobre o sistema nervoso central para reduzir a atividade funcional, a coordenação motora, assim como a ansiedade.

O consumo regular pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer, como também ansiedade, depressão e problemas de comportamento.

2.Maconha

Embora a maconha relaxe e desetresse algumas pessoas, o consumo a longo prazo pode ter consequências graves, como a esquizofrenia e problemas psicóticos.

3.Cocaína e crack

Os efeitos da cocaína e crack incluem:

  • Alterações no ritmo cardíaco;
  • Agressividade;
  • Alucinações;
  • Perda de memória;
  • Delírios;
  • Ataques de pânico;
  • Depressão;
  • Crises de epilepsia.

4.Heroína

Quando se trata das consequências das drogas, no caso da heroína, o mais grave é uma overdose, podendo causar uma insuficiência respiratória, perda de consciência, e até a morte.

A longo prazo, causa danos nos dentes, e sem falar no maior risco de HIV e hepatite, por conta das seringas.

5.LSD

O LSD causa uma elevação da pressão arterial, temperatura corporal e do ritmo cardíaco.

Também pode provocar problemas de concentração, de memória e de consciência, além de estados depressivos ou ansiosos.

Enfim, independentemente da droga, é essencial ficar bem atento, uma vez que em certos casos a melhor solução é a internação em uma clínica de recuperação, até mesmo para preservar a vida da pessoa.

O que é uma dependência química?

Além de todas as consequências das drogas citadas acima, a dependência é uma das mais preocupantes.

Antes de mais nada, é necessário saber que a dependência não é uma fraqueza ou falta de vontade da pessoa.

As substâncias psicoativas invadem e modificam o funcionamento do sistema cerebral, o que leva a uma perda total de controle do comportamento nessa pessoa.

Um sinal característico da dependência é o desejo constante de continuar usando a droga para ter aquela mesma sensação, mesmo sabendo de todos os efeitos negativos.

Além disso, está ligada à vulnerabilidade diante dos sinais de prazer que o cérebro envia através de um neurotransmissor, o que se traduz por comportamentos compulsivos.

Se for comprovado que há uma dependência, é necessário tomar medidas imediatas, como propor um tratamento para alcoolismo para a pessoa.

Por isso, caso você desconfie que alguém próximo está usando drogas, o melhor  a fazer é mostrar que você está lá para ajudar!

O post Quais as Consequências das Drogas Para a Saúde? apareceu primeiro em Clínica de Recuperação Vida Serena Premier.



source https://vidaserenapremier.com.br/quais-as-consequencias-das-drogas-para-a-saude/

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Alucinações: Causas, Sintomas e Tratamentos

Basicamente, alucinações são a percepção errada de um estímulo que não existe, isto é, a pessoa percebe uma informação que não é real.

No entanto, a pessoa pode ou não ser consciente do fato que ela tem uma alucinação.

Vale mencionar que antes de uma doença, uma alucinação é um sintoma de algo mais sério, necessitando de um diagnóstico para saber qual a causa, e então tratar.

Se esse é um assunto novo ou alguém próximo relatou que está ouvindo vozes ou vendo coisas, vamos explicar tudo aqui!

Quais as causas de alucinações?

Doenças psiquiátricas representam as causas mais frequentes das alucinações crônicas, e geralmente podem ter origem em:

  • Transtorno bipolar;
  • Depresão grave;
  • Choque emocional;
  • Esquizofrenia.

Além disso, certas doenças crônicas, por exemplo, a demência, infecciosas (encefalite), ou o abuso de drogas ou álcool são um fator de risco.

Uma pessoa sob o efeito de drogas, ou no período de abstinência de drogas, como álcool, cocaína, crack e outras pode apresentar alucinação.

Por isso, no caso de um dependente de drogas ou alcóolico, é essencial ficar atento aos sinais, onde o tratamento para dependência química é muito eficaz e com o tempo, a pessoa não tem mais alucinação.

Quais os sintomas?

As alucinações podem afetar um ou mais sentidos. Na maioria das vezes, são auditivas (a impressão de ouvir vozes ou sons) ou visuais (impressão de ver imagens irreais, como vultos, bruxas, anjos).

As visuais  são o tipo muito comum em dependentes químicos ou problemas neurológicos ligados ao alcoolismo.

A boa notícia é que o tratamento para alcoolismo vai ajudar a fazer desaparecer essas sensações, e claro, dar toda a assistência ao longo do processo.

Embora menos frequentes, pode haver uma alucinação olfativa, gustativa, tátil e corporal.

Por exemplo, uma sensação de calor ou frio, formigamentos ou um gosto e cheiro desagradável.

Vale lembrar que normalmente as pessoas ou até os familiares escondem ideias alucinatórias, muito em razão dos tabus que ainda existem.

Delírio x alucinação qual a diferença?

Muitas pessoas ainda confundem delírio com alucinação, achando que é a mesma coisa, mas não é.

Enquanto o delírio é decorrente de um estímulo externo, a alucinação é algo proveniente da mente, ou seja, é um fenômeno interno.

Ou seja, a alucinação ocorre a partir da distorção da própria mente, com a percepção de aquilo é real e muito nítido.

Já no caso dos delírios, há uma distorção do estímulo, e assim, a pessoa tem uma interpretação errada da realidade.

Como tratar alucinações?

O tratamento vai depender da causa das alucinações.

Alguns casos, podem ser tratadas com o uso de medicamentos e acompanhamento psiquiátrico, no entanto, outros necessitam uma intervenção mais incisiva, por exemplo, a internação em uma clínica de recuperação.

É essencial que um profissional especializado diagnostique, e então propor o tratamento mais adequado, assim como a dosagem e a duração.

Portanto, se você desconfiar que um familiar ou amigo possa estar tendo uma alucinação, busque ajuda o mais rapidamente possível, pois muitas vezes o paciente possa não alcançar o que está acontecendo.



source https://vidaserenapremier.com.br/alucinacoes-causas-sintomas-e-tratamentos/

Droga causa impotência? Desculpa aqui!

Uma dúvida recorrente feita até mesmo pelos próprios dependentes químicos é se a droga causa impotência . Então, dependendo da substância,...